Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Da derrocada de um insano!



Como dizem, as urnas não mentem. Era óbvio e necessário que um dia a população acordasse e jogasse às traças os maus políticos. A primeira fase desta conscientização foi a Lei da Ficha Limpa. Nestas últimas eleições, em 2012, vimos enfim a derrocada de um político que havia se instalado em Santana de Parnaíba e aqui pretendia fazer carreira. Era impossível não ver, observar, a soberba, as atitudes de um "imperador" no município. Foi com atitudes absurdas e totalmente contra a vontade dos cidadãos que fomos obrigados a engolir durante estes últimos anos este que agora sai finalmente do poder público. Foram incontáveis promessas não cumpridas. Foram várias solicitações de reuniões negadas, sem qualquer justificativa. Achou que era eterno. Coitado!

Claro que ao seu sucessor não caberá um governo fácil. Não será tranquilo convencer alguns dos que foram eleitos para a Câmara Municipal e que eram agarrados (sic) ao antigo prefeito. Pelo menos algumas coisas as urnas mostraram. Alguns políticos que renunciaram ao seu mandato para não terem que se submeter à Lei da Ficha Limpa, não foram eleitos novamente. Aliás, tiveram uma quantidade tão pequena de votos que deveriam e certamente irão voltar à sua atividade anterior, lucrativa e longe dos holofotes de quem pode fiscalizá-los. Ainda restam alguns outros que foram reeleitos sem que tenham tido qualquer projeto significante apresentado durante toda a sua legislatura. Talvez o único grande projeto de um destes reeleitos tenha sido a rejeição à aprovação do fim das sacolas plásticas no município. Claro que entre mortos e feridos salvaram-se alguns de boa estirpe, boa índole que lá estarão representando os desejos e as necessidades do município. Infelizmente outros, que lutaram e fizeram um trabalho digno, não foram reeleitos. É fato que não se ensina tudo em apenas alguns poucos períodos. A população deverá ir aprendendo aos poucos, deverá passar por diferentes fases em que o aprendizado se tornará natural.

Em artigo anterior (06/12/2010) eu havia previsto e escrito a respeito da possível derrocada do senhor feudal e de alguns sectários. Disse inclusive que ele seria apenas lembrado pelo nome no painel da Câmara Municipal. Isso já começou! É apenas um pequeno passo na direção de algo mais democrático, menos centralizado, mais discutido, menos imposto, mais de acordo com os anseios da população, menos sujeito às intempéries de um insano ditador.

O mais importante agora é darmos total apoio a quem foi eleito pela vontade popular. Cobrar dignamente para que ele cumpra suas promessas de campanha, registradas em cartório. Para que este que ainda irá assumir não faça como aquele que se vai. Chega de promessas vazias e de um município mal administrado.

Até o próximo!